Uso de pré-maturadores em cana: uma nova ferramenta de manejo para aumento de tonelada de açúcar por hectare
27-08-2018

Pesquisa busca descobrir os efeitos da utilização de biocatalizadores aplicados na pré-maturação da cana-de-açúcar

Por  Leonardo Ruiz

A safra de cana-de-açúcar no Brasil ocorre em média de março/abril até meados de novembro e a utilização dos maturadores (reguladores de crescimento) se faz necessário principalmente no início do ciclo, quando o índice pluviométrico é elevado e as condições de temperatura estão altas, provendo condições ótimas para o pleno crescimento vegetativo da cultura.

Neste momento, os maturadores têm a função de aumentar o teor de sacarose da planta, já que atuam na mudança da rota metabólica da mesma. Dessa forma, uma grande parcela do açúcar produzido será destinada ao armazenamento nos colmos, e não ao crescimento.

Mas, e se pudéssemos aumentar a capacidade da planta em produzir sacarose para que, quando utilizássemos o maturador, houvesse muito mais açúcar para ser acumulado e a cana pudesse continuar crescendo, mesmo que timidamente?

Essa é a pergunta que vem guiando os trabalhos de um grupo de pesquisa liderado pelo professor Carlos Alexandre Costa Crusciol na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Botucatu. O trabalho busca descobrir os efeitos da utilização de biocatalizadores aplicados na pré-maturação da cana-de-açúcar associado à maturadores e seus benefícios nos números finais de ATR (açúcares totais recuperáveis), TCH (toneladas de cana por hectare) e TAH (toneladas de açúcar por hectare).

Veja matéria completa na editoria Pesquisa & Desenvolvimento da edição 57 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.