Uso de torta de filtro no período pós-colheita melhora performance do canavial
21-09-2021
Prática reduz custos na área agrícola e contribui para a preservação ambiental, diminuindo o consumo de adubo químico
Renato Anselmi
O manejo adequado da soqueira de cana-de-açúcar causa impactos positivos para todo o ciclo da cultura. Uma das práticas recomendadas no período pós-colheita, voltada ao bom desenvolvimento do canavial, é a aplicação de torta de filtro proveniente do processo de produção industrial de açúcar e etanol. Os benefícios, proporcionados por essa operação, são ainda maiores se for realizada simultaneamente a distribuição complementar de adubo químico.
O uso da torta de filtro é importante para o aumento da produtividade agrícola do canavial, contribui para a preservação ambiental e reduz custos na área agrícola, porque diminui a necessidade de aquisição e consumo de adubo químico. Rico em matéria orgânica e com mais de 70% de umidade, esse subproduto industrial possui fósforo, elevado teor de cálcio, além de micronutrientes.
Para que sejam obtidos resultados satisfatórios nessa operação, usinas e produtores precisam utilizar equipamentos com bom desempenho, como a “Carreta Distribuidora de Torta de Filtro na Soqueira”, desenvolvida e fabricada pela DMB Máquinas e Implementos Agrícolas. Segundo o gerente de marketing da empresa, o engenheiro agrônomo Auro Pardinho, essa carreta faz a distribuição da torta de filtro em quatro linhas com espaçamento de 1,50 m ou em três linhas com espaçamento combinado de 0,90 x 1,50 m.
A operação de distribuição de torta pode incluir, como complemento, a aplicação de adubo químico. Além de caçamba com capacidade para 11,5 metros cúbicos de torta de filtro, o equipamento possui adubadeira tipo caixa conjugada de polietileno com capacidade para 1250 quilos.
Fonte: CanaOnline

