Vale amplia testes com combustíveis de baixa emissão em caminhões fora de estrada
19-11-2025
Companhia testa biodiesel B30 e B50 em operação e avança na avaliação de caminhão elétrico
Por Tamires Oliveira
Em meio à COP30, a Vale anunciou o avanço em iniciativas para reduzir o uso de combustíveis fósseis em suas operações. A companhia iniciou testes em campo com biodiesel B30 e B50 em caminhões fora de estrada, que podem levar a uma redução de emissões de até 35% em comparação ao diesel atualmente usado pela Vale no Brasil. Também avança uma nova fase de testes de um caminhão fora de estrada elétrico, que começaram em 2022.
Os ensaios, realizados no Complexo de Mariana (MG) com veículos de 190 toneladas, devem durar pelo menos seis meses e servirão para monitorar o desempenho e eventuais adaptações necessárias.
Desde 2023, testes em bancada indicaram potencial para elevar a mistura de biodiesel acima dos 15% permitidos hoje pela legislação brasileira, chegando a um percentual de 30% a 50%.
A empresa também firmou acordos com fabricantes para desenvolver motores bicombustíveis movidos a etanol e diesel, aproveitando a competitividade brasileira nesses biocombustíveis.
Paralelamente, a Vale iniciou uma nova etapa de avaliação de um caminhão elétrico de 72 toneladas, cujos primeiros testes ocorreram em 2022. Após ajustes do fabricante, o veículo voltou à operação em Capão Xavier (MG), onde será monitorado por mais seis meses para validar desempenho e eficiência na operação. Entre as vantagens trazidas pelos veículos elétricos estão a emissão zero de CO₂ e redução de ruído.
A mineradora mantém metas de cortar em 33% as emissões de escopos 1 e 2 até 2030 e de zerar suas emissões líquidas até 2050. Desde então, já destinou R$ 7,4 bilhões para atingir suas metas.
Fonte: Revista Mineração

