Valmira Cruzeiro Souza, a mulher que transforma a cana em 1001 utilidades, está no livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
12-02-2025

A 2ª edição do livro ‘Mulheres da Cana-de-Açúcar’ será lançada no 13º Cana Substantivo Feminino, que acontece em 20 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto-SP

Da cana-de-açúcar tudo se aproveita. Isso não é novidade para Valmira Cruzeiro Souza, Diretora Administrativa na Unidade do Instituto Agronômico (IAC) em Jaú - SP. Ela é natural de Rio Bom - PR, mas viveu grande parte de sua vida em Macatuba, no interior de São Paulo. Cresceu em um sítio, o contato que tinha com a cana era fornecê-la como alimento para o gado na época da estiagem, quando o pasto seca.

Já adulta, foi morar na cidade, mas retornou para o campo. Ficou por mais quatro anos vivendo no sítio. Em 2006, prestou concurso para o IAC e passou. Desde 2011, está no IAC em Jaú, começou como auxiliar, com o tempo, passou para área administrativa e ganhou um cargo. “Eu sou diretora administrativa, mas é meio um faz tudo, cuido do patrimônio, ajudo na limpeza, organizo eventos, o que precisar”, conta. Para sua melhor formação profissional Valmira se formou em Gestão Pública. 

Com disposição e aberta às novidades, encontrou tempo para olhar para aquela que é a alma da unidade: a cana-de-açúcar. Percebeu ter ao seu alcance a matéria-prima para transformar em vários produtos. Começou com a cachaça. Fez um curso sensorial de cachaça, que ensinava a avaliar e descrever a bebida, além de produzi-la. “Quando vi, já estava dando treinamento sensorial de cachaça, ensinando a produzir.  E uma coisa vai puxando a outra. Aprendi a fazer açúcar mascavo, melado de cana e rapadura.”

Confira o restante da história na 2ª edição do livro ‘Mulheres da Cana-de-Açúcar’ será lançada no 13º Cana Substantivo Feminino. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867