Vantagens do uso de helicópteros no controle de plantas daninhas nos canaviais
23-11-2021

Helicópteros prometem ser mais eficientes, econômicos, ágeis e seguros no combate as plantas daninhas. (Foto: Baldan Soluções Integradas)
Helicópteros prometem ser mais eficientes, econômicos, ágeis e seguros no combate as plantas daninhas. (Foto: Baldan Soluções Integradas)

Ferramenta proporciona mais mobilidade, agilidade, segurança e otimização de tempo das condições climáticas, além de excelente custo-benefício no manejo de ervas invasoras em pós-emergência

Em fevereiro de 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a primeira certificação de helicópteros para a aplicação de defensivos agrícolas no Brasil. Segundo especialistas, a modalidade permite realizar um controle muito mais eficiente, econômico, ágil e seguro.

Uma das principais vantagens dessa tecnologia, quando comparada aos já tradicionais aviões agrícolas, é sua capacidade de aplicação localizada. Com o helicóptero, é possível aplicar o herbicida apenas onde há necessidade, ao invés de em área total, o que resulta em economia de produto, que pode chegar a mais de 50%.

Outro benefício é à substancial melhora na deposição e distribuição do produto através do Efeito Downwash, que empurra as gotas para o alvo devido à força física das hélices do helicóptero. Há também a diminuição do Efeito Vortex, responsável por promover perdas de gotas nas pontas das asas do avião, bem como distribuição desuniforme entre as faixas de aplicação.

Efeito Downwash melhora substancialmente a deposição e distribuição do produto no alvo devido à força física das hélices do helicóptero

(Foto: Baldan Soluções Integradas)

A agilidade e mobilidade da ferramenta também são pontos importantes, já que as curvas de reversão do helicóptero são 50% mais rápidas do que as de um avião agrícola, o que permite aplicação próxima a obstáculos e em terrenos acidentados.

O uso do helicóptero agiliza o processo de aplicação devido à facilidade de pouso e abastecimento dentro da área onde ocorrem os trabalhos, sendo possível, inclusive, pousar em cima de um caminhão. Lembrando que esse veículo já é adaptado para a operação, sendo que, além de servir como pista móvel, o automóvel ainda armazena os defensivos e o combustível do helicóptero. Assim, ocorre otimização de tempo das condições climáticas, já que não é necessário um campo ou aeródromo para pousar e fazer o abastecimento. Isso pode ser feito ali mesmo, ao lado do talhão onde o produto está sendo aplicado. Mais um ponto a se destacar é a segurança do processo, que reduz exposição a riscos ao meio ambiente, devido aos benefícios citados anteriormente.

 Pouso e abastecimento do helicóptero em cima de um caminhão estacionado em um local próximo ao talhão que está recebendo a aplicação

(Foto: Baldan Soluções Integradas)

E especificamente no setor de cana-de-açúcar o uso de helicóptero se mostra bastante eficiente nas aplicações de herbicida nas “reboleiras” - como são chamadas os focos de ervas no meio do canavial -  elevando a eficiência da colheita mecanizada em áreas onde a presença de plantas daninhas diminuiria o rendimento operacional do processo. Afinal, uma área com 10% de reboleiras diminui cerca de 11% o rendimento da colhedora, número extremamente alto levando em consideração o fato de que a colheita representa 60% do custo de produção da agroindústria.

Fonte: CanaOnline