Variedade RB08791 conquista canaviais de AL
12-03-2024

Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

Resultado mostra a importância da diversidade de variedades nas usinas

Por BCCOM Comunicação

Com um desempenho acima da média em comparação a outras variedades de cana, a RB08791 conquista, cada vez mais, espaço no canavial alagoano. Ideal para o período de meio para final de safra, a variedade apresenta uma produtividade superior a 80 toneladas por hectare.

“Mesmo sendo colhida no final de abril do ano passado, estando com apenas 11 meses, essa cana ela tem a expectativa de fechar 81 toneladas por hectare. Este cenário, reflete a importância de investir no programa de melhoramento genético, onde se obtém sempre material novo com melhor resposta as tecnologias aplicadas”, afirmou o superintendente agrícola da usina Santo Antônio, Valdemir Tenório, lembrando que a variedade é a mais plantada no grupo Santo Antônio, sendo a segunda em número de hectares colhidos na próxima safra, ficando atrás da RB 579, que o carro chefe da unidade industrial.

De acordo com ele, outras variedades, a exemplo da RB579, 818 e 814, também são plantadas pela unidade industrial. “Mas, no momento, para o final de safra, a RB 791 é que apresenta melhor resposta. As outras vêm fechando entre 55 a 60 toneladas por hectare. Este resultado mostra a importância da diversidade de variedades nas usinas, direcionando cada uma delas para a época adequada”, reforçou Tenório.

Segundo ele, a RB 791 é uma cana que tem um bom crescimento, além de perfilhamento por metro que mesmo sendo colhida de forma tardia, a cana responde bem a toda parte de tratamento, nutrição, adubação foliar, fungicida e prematuradores que é colocada no final que colocada para poder colher a cana.

Tenório lembra que no, no primeiro ciclo da RB 791, foram obtidas 98 toneladas por hectare. “Ela é muito promissora do segmento de médio para final de safra. Essa variedade tem uma maior população, por metro, de gomos. É natural que a resposta ocorra em produção TCH. É uma cana que conta com uma quantidade muito boa de ATR por tonelada.

Variedade

Segundo dados coletados junto a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), na safra 22/23, considerada uma variedade rústica e com alto teor de açúcar, a 791 foi plantada por 11 usinas em uma área superior a oito mil hectares.
Ela conta com ótima brotação de socaria, alta produtividade agrícola, ampla adaptabilidade, plantio sem restrição ambiental, colheita no em meio e final de safra, além de ser resistente às ferrugens marrom e alaranjada.

Do site: Jornal de Alagoas