Variedades IAC são adaptadas à “era da mecanização”
14-09-2016

Mais de 90% dos canaviais do estado de São Paulo já são colhidos mecanicamente. Além disso, outras operações, como o plantio, também são cada vez mais realizadas por máquinas. Muitas usinas e produtores de cana, inclusive, já atingiram a marca de 100% de colheita e plantio mecanizado.

Com esse novo cenário, a maioria das empresas e instituições de pesquisa do setor tem trabalhado incansavelmente ao longo dos últimos anos para adaptar seus produtos, projetos e pesquisas à nova realidade dos canaviais. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), por exemplo, através do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Cana, lançou recentemente variedades de cana-de-açúcar com ótimas características agronômicas visando atender as demandas da “era da mecanização” e das indústrias processadoras de bioenergia.

Entre os materiais lançados na última década pelo IAC estão as variedades IAC91-1099, IACSP95-5000, IACSP95-5094 e IACSP97-4039, que vêm apresentando crescimento significativo nas intenções de plantio na região Centro-Sul do Brasil. Confira as características de cada uma delas:

 IAC91-1099: variedade com ótima performance no plantio e colheita mecanizada. Apresenta porte ereto, alta sacarose e alta produtividade. Indicada para ambientes restritivos quando colhida na safra de outono associado ao uso de maturador ou indicada para ambientes médios / favoráveis quando colhida na safra de inverno. Responsiva a manejos irrigados;
 IACSP95-5000: variedade com ótima performance no plantio e colheita mecanizada. Apresenta porte ereto, alta sacarose e alta produtividade. Apresenta ótima sanidade. Indicada para ambientes restritivos quando colhida na safra de outono associado ao uso de maturador ou indicada para ambientes médios/ favoráveis quando colhida na safra de inverno. Em regiões de altitude e com baixo déficit hídrico (menor que 400 mm) pode ser opção para a safra de primavera. Responsiva a manejos irrigados;
 IACSP95-5094: variedade com ótima performance no plantio e colheita mecanizada. Apresenta porte ereto, alta sacarose e alta produtividade. Indicada para ambientes médios/ favoráveis para colheita na safra de inverno. Responsiva a manejos irrigados;
 IACSP97-4039: variedade com ótima performance no plantio e colheita mecanizada. Apresenta porte ereto, alta sacarose e alta produtividade. Apresenta PUI longo. Indicada para ambientes restritivos para ser colhida na safra de outono. Não utilizar esta variedade em áreas de vinhaça e/ou torta de filtro.
“Manejo das variedades IAC: altas produtividades e adequação à colheita mecanizada” será uma das palestras do 10º Grande Encontro Sobre Variedades de Cana, que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 28 e 29 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.ideaonline.com.br, em que também é possível obter mais informações sobre o evento.

SERVIÇO
Evento: 10º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-De-Açúcar
Data: 28 e 29 de setembro
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Informações e inscrições: www.ideaonline.com.br


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.