Vem aí o Prêmio Ismael Perina Jr. de Agricultura Sustentável
21-08-2025

Um dos sonhos de Ismael era compartilhar de forma ampla com o setor seu conhecimento sobre produzir mais e melhor, para a cultura canavieira ser cada vez mais sustentável

Por Luciana Paiva

Desenvolver uma agricultura sustentável de forma viável, real, que não sacrifique os recursos naturais e nem a produção e o produtor. Essa é a forma de gestão que defendia e praticava o produtor Ismael Perina Júnior. Em 1980, formado em agronomia, assumiu a gestão da fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal-SP, de propriedade de sua família, com 670 hectares, sendo 600 dedicados à lavoura canavieira.

Ismael tinha dois irmãos, mas foi ele quem mais se encantou pela agricultura, pela cana-de-açúcar e pelo cooperativismo. Dizia que, por não ser industrial, seu ganho vinha do campo, por isso, era preciso trabalhar com muita dedicação. “A sobrevivência vem do arroz com feijão bem-feito. Com o passar do tempo, nos esquecemos de como se planta cana da forma correta. Há tarefas fundamentais para o sucesso da produção agrícola que deixamos de lado e que acarretam perda de produtividade.”

Quem ama o que faz, não tem preguiça. Assim, Ismael transformou a fazenda Belo Horizonte em um campo experimental de boas práticas agrícolas, aberto às inovações que pudessem agregar ganhos de produtividade, longevidade da cultura, conservação do solo e maior renda. Reforçava o arroz com feijão bem-feito com novas práticas agrícolas e tecnologia de ponta.

Era adepto e defensor da rotação de cultura nas áreas de renovação, da dobradinha Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente) com muda pré-brotada (MPB) e não se opunha ao fim da queima da cana. “Quando queimávamos cana, nossa média de produtividade era de 88 toneladas por hectare (TCH), com a colheita de cana crua, com a palhada no solo, subiu para 110 TCH E temos áreas com mais de 10 cortes.”

Nunca guardou segredo sobre suas práticas agrícolas. Realizava dias de campo para difundir seus conhecimentos e mostrar como produzir mais e melhor. Por muitas vezes, recebeu a CanaOnline para gravar vídeos onde explicava seus métodos.

Ismael faleceu em janeiro de 2023, aos 64 anos. Não muito tempo antes, contou-me que seu desejo era deixar um legado de aprendizagem sobre agricultura sustentável e que gostaria de compartilhar de forma mais ampla com o setor seu conhecimento.

Para contribuir com esse seu sonho, disseminar seu legado e impulsionar a formação de canaviais sustentáveis, criaremos o Prêmio Ismael Perina Júnior de Agricultura Sustentável.

Se preparem.