Vendas de açúcar estão mais fracas, enquanto negociações com etanol se aquecem
18-11-2025
Demanda pelo combustível aumentou devido à proximidade do feriado da Consciência Negra
Por Marcelo Beledeli — Porto Alegre
As negociações envolvendo os principais derivados da cana-de-açúcar apresentaram comportamento muito diferente na última semana, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Enquanto as vendas de açúcar cristal branco seguem lentas no mercado de balcão, os negócios envolvendo o etanol estiveram mais movimentados.
No caso do açúcar, essa fraca movimentação vem sendo observada desde o final de outubro. Pesquisadores do Cepea indicam que esse cenário está atrelado à reduzida demanda de cristal para pronta-entrega, enquanto há um maior volume disponível para venda. Nesse contexto, o indicador Cepea/Esalq do cristal branco registrou baixa de mais de 6% na primeira quinzena de novembro.
No campo, dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) mostram que o Centro-Sul brasileiro produziu 38,085 milhões de toneladas de açúcar entre 1º de abril e 1º de novembro de 2025, aumento de 1,63% frente ao mesmo intervalo do ano passado.
Já no caso do etanol, a demanda se aqueceu, movimento atrelado à proximidade do feriado da Consciência Negra (20/11), e também aos estoques reduzidos em parte das distribuidoras. Do lado da oferta, o volume ofertado em São Paulo seguiu limitado, e vendedores estiveram firmes nos preços pedidos.
Nesse cenário, entre 10 e 14 de novembro, o indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou em R$ 2,8236 o litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,85% frente ao da semana anterior. Para o anidro, o preço ficou em R$ 3,2097 o litro, estável no mesmo comparativo.
Fonte: Globo Rural

