Compartilhe:

Vice-diretora do IAC destaca relevância do Cana Show para integração da pesquisa e setor produtivo

Regina Célia de Matos Pires, pesquisadora do Instituto Agronômico (IAC) e atual vice-diretora geral da instituição, destacou o Cana Show – IAC 2025, evento realizado em parceria com a Cana Online, como uma oportunidade singular para que visitantes conheçam de perto as tecnologias, experimentos e pesquisas conduzidas pela instituição.

“É um evento bastante interessante porque todos os interessados têm a oportunidade por dois dias de nos visitar, de conhecer as tecnologias, de conhecer o nosso trabalho, nossa pesquisa, de conversar com os nossos parceiros de cada área”.

Durante a visita ao ponto temático de irrigação, Regina detalhou o trabalho de avaliação de duas cultivares — IAC-SP-955094 e IAC-SP-077207 — plantadas com mudas oriundas de volumes de substrato diferentes. “Estamos avaliando como seria a melhor estratégia e como fica o desenvolvimento radicular dessas culturas no pegamento para a formação do nosso viveiro”.

Ela também mencionou o uso de tecnologias como estações meteorológicas automáticas, sensores de umidade, condutividade elétrica do solo, imagens aéreas e monitoramento do crescimento radicular para avançar nas pesquisas sobre eficiência do uso da água na cultura da cana. “Também avaliamos em vários estudos as diferenças varietais em resposta à água, seja em resposta ao déficit hídrico ou em resposta à irrigação, seja essa plena ou deficitária”, comentou.

Regina finalizou destacando a importância do contato direto com o setor produtivo. “Tomara que seja o primeiro de muitos. É uma oportunidade ímpar para que os nossos técnicos, usuários, agricultores, consultores possam vir tomar conhecimento de algumas das tecnologias e também trazer para a gente os seus desafios do dia a dia. Esse contato com a iniciativa privada e com os produtores nos ajuda na busca de solução para os principais gargalos e desafios”.