Volvo vai investir R$ 50 milhões em rede de recarga de carros elétricos no Brasil
21-09-2023

Eletroposto Itajaí estará conectado ao app da Zletric (Foto Divulgação Volvo)
Eletroposto Itajaí estará conectado ao app da Zletric (Foto Divulgação Volvo)

Montadora sueca anuncia instalação de mais 73 eletropostos em diferentes estados do país

Volvo anunciou investimento de R$ 50 milhões na instalação de 73 novos pontos de recarga de veículos elétricos no Brasil. Com isso, a rede da montadora sueca chegará a 101 eletropostos, ao custo total de R$ 70 milhões.

A Volvo começou a investir na rede de recarga em 2021. Desde então, instalou 10 novos eletropostos rápidos em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Outros 18 novos pontos estão em fase de instalação.

Os postos oferecem recarga tanto em corrente contínua (DC) quanto alternada (AC), para 100% elétricos e para híbridos.

Os carregadores DC de carga rápida fornecem até 150KW/h com uso exclusivo para modelos 100% elétricos. São 10 equipamentos instalados em rodovias. Já os carregadores AC têm Plugue Tipo 2 e fornecem capacidade de até 22KW/h tanto para veículos híbridos quanto para 100% elétricos. São mais de 1.000 em diferentes localidades.

Parcerias para a expansão

A empresa tem apostado em parcerias com supermercados, shoppings e estacionamentos, além de grandes fornecedores de equipamentos e serviços para expandir sua rede. Entre os parceiros estão WEG, Enel X, Vibra e, mais recentemente, o Carrefour Property, que deve acelerar a instalação de mais de 30 eletropostos em galerias do Grupo Carrefour Brasil e Sam’s Club.

“A empresa acredita que a eletrificação é o caminho para um amanhã mais sustentável e está empenhada em liderar essa transformação no setor automotivo”, afirma Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Car América Latina e Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.

De acordo com Godoy, o anúncio segue uma decisão de divulgar antecipadamente toda a rota de expansão da rede em vez de fazer a ampliação em etapas curtas, de acordo com o ritmo de parcerias.

“Desde o início de sua jornada na eletrificação de estradas brasileiras, a Volvo tem mantido seu compromisso de proporcionar mais segurança e tranquilidade aos proprietários de veículos elétricos. No entanto, após uma análise criteriosa, a empresa percebeu que a divisão do projeto em fases estava complicando mais do que ajudando. O processo de seleção de parceiros para receberem os eletropostos Volvo foi aprimorado significativamente e hoje anunciamos todos os futuros locais para termos uma visão mais clara da amplitude deste investimento”, disse o executivo em comunicado enviado pela empresa.

Fonte: epbr