Wilson Agapito está no livro Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito
26-06-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Wilson Agapito é menino de usina, nasceu e cresceu no mundo da cana-de-açúcar. É daqueles exemplos de cidadãos que foram cortadores de cana e alcançaram o patamar de ser uma das personalidades do setor. Um dia, manipulou os podões para tombar a cana, daí trilhou caminhos, estudou, se especializou, observou e se tornou gerente agrícola na Usina Santa Isabel, de Novo Horizonte/SP, e Coordenador do GMEC (Grupo de Motomecanização do Setor Sucroenergético).

Vivenciando por décadas o universo das máquinas nos canaviais e se empenhando pela evolução dessa prática, o foco de Agapito vai além de uma colheita com qualidade, é mais audacioso: “Meu sonho é ver os canaviais entrando na era 4.0. Com a presença de recursos de telemetria, piloto automático, inteligência artificial e direção autônoma.  Mas, infelizmente, ainda esbarramos na falta de conectividade. Nos EUA, é possível ter sinal de internet até nas lavouras mais remotas. Já no Brasil, quando pisamos na rodovia, já ficamos sem sinal, até mesmo no Estado de São Paulo, principal centro econômico e industrial do país”, observa.

Wilson Agapito é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. O maior levantamento jornalístico sobre a evolução do setor bioenergético, além de retratar ícones do universo canavieiro.