XVI Capital e PECEGE PROJETOS anunciam parceria para o desenvolvimento de fundos de investimentos e estruturação de dívida para o Agronegócio
28-04-2023

O movimento da parceria indica a entrada da XVI CAPITAL para investimentos no agronegócio, reconhecendo que o setor é uma das principais matrizes de crescimento do país

A Gestora XVI Capital e a empresa PECEGE PROJETOS E CONSULTORIA desenvolveram a parceria aliando a expertise de estruturação e gestão de fundos da gestora com a experiência e conhecimento da consultoria no Agronegócio.

A sinergia existente entre a XVI CAPITAL e os projetos desenvolvidos pelo PECEGE PROJETOS, é um dos pontos fortes dessa união. A gestora possui vasta experiência na estruturação de produtos de investimento, enquanto o PECEGE PROJETOS atua com o levantamento de informações primárias, em análises econômicas e comparativas, projeções e demais ferramentas para a compreensão do setor sucroenergético, sempre com imparcialidade e independência desde 2007.

O movimento da parceria indica a entrada da XVI CAPITAL para investimentos no agronegócio, reconhecendo que o setor é uma das principais matrizes de crescimento do país, e, especialmente relevante para as cidades e empresas do interior do Brasil, em regiões que acabam ficando mais distantes dos grandes centros financeiros. A busca pela parceria com o PECEGE PROJETOS é por reconhecer a instituição como um dos principais nomes em consultoria no setor do país, bem como pelo alinhamento dos valores de excelência e elevado rigor técnico da equipe.

A parceria visa impulsionar o acesso ao mercado de capitais por produtores rurais, usinas e fornecedores do setor, proporcionando a emissão de dívidas e o desenvolvimento de fundos estruturados, beneficiados pelo desenvolvimento recente do mercado de FIAGROs no Brasil. Esses instrumentos financeiros, que se originaram e popularizaram no setor imobiliário, têm sido cada vez mais utilizados no agronegócio para suportar a crescente demanda por investimentos e crédito.

Para o Diretor de Gestão da XVI Capital, Adriel Branco, a permissão para que as pessoas físicas passem a investir em FIDCs a partir de 2023 irá favorecer as estruturas de Crédito Privado e ampliar a captação de recursos para financiamento no setor. Além disso, os benefícios fiscais dos FIAGROS devem proporcionar mais eficiência em custos, estimulando o desenvolvimento, o crescimento de produtividade e maior competitividade das empresas do agronegócio.

Para o Economista Prof. Dr. Haroldo Torres, Diretor do PECEGE PROJETOS, o mercado de capitais deverá se tornar um dos principais canais de recursos financeiros para o agronegócio.

Por isso, a parceria com a XVI Capital irá contribuir para gerar mais valor aos clientes atendidos pela consultoria, fornecendo também a reestruturação de dívidas e captação de recursos.

Por fim, a parceria entre a XVI CAPITAL e o PECEGE PROJETOS mostra o comprometimento das duas instituições com o desenvolvimento sustentável do agronegócio, fortalecendo a estrutura financeira de seus clientes, aproximando o mercado de capitais das empresas e projetos no setor.