Yasmine Izar, da Maity Bioenergia, está no livro ‘Mulheres da Cana-de-Açúcar’
20-02-2025

“Eu me sinto meio como o Davi, que era o filho que ninguém achava que ia ser e foi”, conta Yasmine. Arquivo Pessoal
“Eu me sinto meio como o Davi, que era o filho que ninguém achava que ia ser e foi”, conta Yasmine. Arquivo Pessoal

O livro será lançado no 13º Cana Substantivo Feminino, que acontece em 20 de março no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto - SP

Romper a bolha do “Clube do Bolinha”, que predomina nas presidências das usinas do setor bioenergético, é um feito raro para as mulheres. Entre as 345 usinas em operação no Brasil, apenas duas têm lideranças femininas.

Uma delas é a Maity Bioenergia, localizada em Campestre - MA, comandada por Yasmine Izar desde 2024, que comparou sua ascensão na sucessão da empresa à escolha de Davi, personagem bíblico que reinou por 40 anos em Israel. Segundo a Bíblia (I Samuel:16), Davi foi o último dos irmãos a ser apresentado ao profeta Samuel para ser ungido rei.

“Eu me sinto meio como o Davi, que era o filho que ninguém achava que ia ser e foi”, conta Yasmine. Inicialmente, acreditava que seu irmão mais velho assumiria o comando, por parecer o herdeiro natural. Contudo, o destino reservava outros planos. Sua dedicação, experiência internacional e resultados expressivos na área jurídica, no Brasil e no exterior, foram determinantes para que, aos 41 anos, assumisse a presidência da Maity Bioenergia.

Nascida em São Paulo e criada entre o Mato Grosso e o Maranhão, Yasmine sempre esteve conectada à usina, mesmo enquanto trilhava um caminho internacional na área do Direito. Durante suas estadias nos Estados Unidos, aprimorou seus conhecimentos e construiu uma carreira sólida. No entanto, a pandemia de Covid-19 mudou seus rumos: ao retornar ao Brasil para cuidar do pai — que liderava a usina havia 40 anos —, sua trajetória começou a tomar novos contornos.

A história continua na 2ª edição do livro ‘Mulheres da Cana-de-Açúcar’, que será lançada no 13º Cana Substantivo Feminino. Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867