Sem as pessoas não há inovações
16-04-2021

Não basta adquirir inovações, é preciso preparar os colaboradores para aceitá-las
Não basta adquirir inovações, é preciso preparar os colaboradores para aceitá-las

A Biosev implementou a cultura de Gente & Gestão, que valoriza pessoas como o seu principal ativo

Leandro Neves, Head de RH, Comunicação e Responsabilidade Social da Biosev salienta ser primordial o papel das pessoas para o sucesso das inovações. “Sem pessoas não temos inovação, não temos troca de experiências e muito menos acertos e erros. O desenvolvimento constante dos nossos colaboradores para atuação no agronegócio é muito importante, pois o setor é responsável por grande parte da economia do país, representando aproximadamente 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e boa parte das exportações. É também um campo repleto de oportunidades de investimentos, desenvolvimento, novidades tecnológicas e geração de empregos.”

O Executivo lembra que a Biosev é um dos mais importantes players de produção de etanol, açúcar e energia limpa. “Nossa matéria-prima é a cana-de-açúcar e nós somos responsáveis por toda cadeia de negócio, desde o plantio da muda até o desenvolvimento do produto final. Sem um time sintonizado, bem-preparado e aberto para a inovação demoraríamos muito mais tempo para atingir os resultados esperados.”

A Biosev implementou a cultura de Gente & Gestão, que valoriza pessoas como o seu principal ativo. “Entendemos que a área é essencial no engajamento e motivação dos colaboradores em relação ao trabalho e ao dia a dia da operação. É ela quem pensa nas ações e estratégias desde a identificação e recrutamento do profissional até o desenvolvimento completo de sua carreira internamente.

Nosso papel é dar ao colaborador um ambiente propício para o desenvolvimento de suas atividades, além, é claro, de estimular que ele trilhe sua carreira de forma satisfatória para ele e para a Companhia”, conta Leandro.

Algumas dessas ferramentas usadas neste processo são:

  • Avaliações e acompanhamento de desempenho, com conversa com os gestores e feedback com o próprio profissional;
  • Investimento em clima organizacional com campanhas internas de engajamento e ações que motivem os funcionários;
  • Garantir que não haja sobrecarga de trabalho e que todos estejam desempenhando suas atividades de acordo com as práticas trabalhistas corretas, para viabilizar o bem-estar e saúde do funcionário;
  • Oferecer capacitações, por meio de treinamentos, cursos e palestras; e, acima de tudo, valorizar cada um deles, para que se sintam motivados para dar o seu melhor.
  • Investimento em comportamentos seguros e a busca por tomar decisões que preservem a vida e outros ativos. A segurança, um dos valores da empresa, é uma prioridade para a companhia.

VEJA MATÉRIA COMPLETA CLICANDO NESTE LINK: http://www.canaonline.com.br/conteudo/preparando-o-colaborador-para-a-inovacao-no-setor-sucroenergetico.html

Fonte: CanaOnline