Tráfego controlado da colhedora de duas linhas reduz compactação e devolve vida aos solos canavieiros
13-09-2023
“Quando compactamos o solo, retiramos água e oxigênio. Consequentemente, matamos sua biodiversidade e prejudicamos o desenvolvimento das raízes”, diz o pesquisador Kléber Lanças
Os benefícios que mais têm chamado atenção na colheita de duas linhas são os agronômicos. A CH950, da John Deere, possui uma bitola que a permite transitar exatamente no centro da entrelinha. A criação desse “canteiro” ou “pista de tráfego” implica em uma redução de 60% da área compactada, beneficiando a brotação e o desenvolvimento das soqueiras e impactando positivamente a longevidade e produtividade dos canaviais.
Durante o “Desencana Cast”, o podcast da John Deere, o professor de Mecânica Aplicada do Departamento de Engenharia Rural da FCA, da UNESP de Botucatu, Kléber Pereira Lanças, explicou que os solos das propriedades devem ser vistos como o maior patrimônio dos produtores rurais, pois serão eles os responsáveis pelo sucesso ou derrocada da cultura implantada. “Quando compactamos o solo, retiramos água e oxigênio. Consequentemente, matamos sua biodiversidade e prejudicamos o desenvolvimento das raízes.”
Para ele, o tráfego controlado de máquinas sobre o canavial sempre foi um sonho do setor, que agora se torna possível graças à chegada das colhedoras de duas linhas. “O principal desafio da mecanização da colheita de cana-de-açúcar foi a compactação do solo, que dizimou a produtividade agrícola das áreas.”
Fornecedor de cana-de-açúcar da cidade de Penápolis/SP, Márcio Aparecido Magretti já trabalha há duas safras com a CH950. De acordo com ele, a brotação da cultura é muito superior nas áreas colhidas por ela. “Essa máquina colhe minha cana durante todo o ciclo. Por não abalar a soqueira, acredito que ganharei, no mínimo, mais um corte nesses canaviais. Sem falar no aumento de produtividade e na redução do consumo de combustível”, relatou ele durante o “Desencana Cast”. “A CH950 é, sem dúvida, o futuro do setor.”
Confira matéria completa - http://www.canaonline.com.br/conteudo/sonho-realizado-com-a-colhedora-de-duas-linhas-o-setor-pode-controlar-o-trafego-de-maquinas-sobre-o-canavial.html

