Bioestação produz micro-organismos benéficos ao solo e planta e restabelece microbioma dos canaviais
24-10-2024
Dois anos após o início do manejo com Microgeo®, os canaviais de Aziz Rassi, nos municípios paulistas de Jardinópolis e Batatais, passaram por uma “prova de fogo”. Em 2021, o Centro-Sul do país enfrentou uma severa estiagem. E a combinação canavial seco + palhada no solo + baixa umidade do ar + altas temperaturas + forte vento formou um cenário perfeito para um aumento expressivo do número de focos de incêndios.
O produtor conta que naquele ano muitos de seus canaviais foram dizimados pelo fogo. No entanto, as áreas não atingidas passaram melhor pelo período de estresse hídrico. “Todos os canaviais da região estavam bastante secos, com folhas enrolando e quebradiças. Mas, quando chegávamos na nossa fazenda, encontrávamos uma lavoura ainda verde.”
Devido ao prolongamento da estiagem, suas áreas até chegaram a sofrer os efeitos da seca, mas em nível bem menos alarmante do que o registrado por seus vizinhos. “Senão fossem essas adversidades, eu teria conseguido elevar ainda mais minha produtividade média, que no último ano já havia ultrapassado a casa dos três dígitos.”
Na opinião de Aziz, o novo e revigorado equilíbrio da relação solo-planta foi o principal motivo para tornar esses canaviais mais resistentes e produtivos. Fruto da aplicação de Microgeo®. “Podemos plantar as melhores variedades, utilizar herbicidas que não causam fito, aplicar fungicidas e fazer uma excelente adubação. Mas sem a devida atenção a vida no solo, grande parte desse investimento será perdido.”
Antes da chegada do Microgeo® à suas áreas, Aziz aplicava condicionadores de solo, acreditando que esse tipo de produto seria o suficiente para melhorar o microbioma do solo. “No entanto, em uma conversa com Daine Frangiosi, aprendi que os condicionadores apenas alimentam as poucas bactérias que, após anos de uma monocultura extrativista, ainda estão presentes na área. Já a biotecnologia Microgeo® dá vida nova aos solos, trazendo de volta todos aqueles micro-organismos benéficos que deixaram de existir com o tempo.”
Confira matéria completa - https://www.canaonline.com.br/conteudo/produtor-instala-bioestacao-e-alcanca-incremento-de-produtividade-agricola-de-12-tonha-por-corte-w1qci4.html

