Irrigação pode entregar ganhos em todos os pontos da safra canavieira
10-06-2025
Independentemente da modalidade e do período, a irrigação em cana-de-açúcar acarreta alto Retorno Sobre Investimento (ROI)
Embora os maiores benefícios da irrigação em cana sejam observados no final do ciclo, René Sordi, presidente do Grupo de Irrigação e Fertirrigação em Cana-de-Açúcar (GIFC), ressalta que a irrigação pode entregar ganhos em todos os pontos da safra. “No início, por exemplo, ela se mostra mais interessante no plantio, visando dar melhores condições de brotação, enchimento dos colmos e perfilhamento. Se plantou em fevereiro ou março e secou de repente, a ferramenta irá auxiliar no melhor desenvolvimento dos canaviais.”
No meio de safra, a irrigação atuará na melhoria da concentração de açúcar, enquanto no final irá sustentar a produtividade já acumulada. O final de safra é considerado a principal janela de utilização, pois é quando a planta passa “mais sede” e, consequentemente, responderá melhor ao aporte de água.
“Independentemente da modalidade e do período, a irrigação em cana-de-açúcar acarreta alto Retorno Sobre Investimento (ROI), provando que a tecnologia é preponderante para aqueles que buscam produzir, independente das condições climáticas, cana-de-açúcar com excelência e estabilidade durante toda a safra”, ressalta René.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA - https://www.canaonline.com.br/conteudo/irrigacao-no-inicio-meio-ou-final-do-ciclo-conheca-os-beneficios-da-ferramenta-em-cada-trecho-da-safra.html

