Irrigar com alta tecnologia não é exclusividade de grandes produtores
07-08-2025

Foto sensor - Novas tecnologias de irrigação são bastante democráticas, com opções para todos os bolsos. Foto: Divulgação Netafim
Foto sensor - Novas tecnologias de irrigação são bastante democráticas, com opções para todos os bolsos. Foto: Divulgação Netafim

As novas tecnologias de irrigação estão moldando o futuro da agricultura com inovação e consciência ambiental. E engane-se quem pensa que essas inovações são extremamente caras e, por conta disso, só chegam aos canaviais de grandes propriedades rurais. Pequenos e médios produtores também podem fazer parte dessa nova era.

Conselheiro do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar (GIFC), Daniel Pedroso afirma que as novas tecnologias de irrigação são bastante democráticas. Segundo ele, existem sim sistemas mais complexos e, consequentemente, mais caros. Mas tecnologias mais acessíveis também estão disponíveis no mercado, entregando bons níveis de automação.

“Temos, por exemplo, produtores que apenas desejam saber as informações locais, de umidade do solo e clima. Para esse tipo de agricultor, a instalação de tensiômetros, sensores e sondas conectadas a equipamentos transmissores que enviam esses dados para a nuvem já supre suas demandas. Outros, por sua vez, que desejam um controle mais amplo, precisarão gastar um pouco mais. Mas fato é que o mercado hoje é bastante amigável, e conta com opções para todos os bolsos.”

A falta de conectividade no campo também não é um empecilho para adoção das novas tecnologias de irrigação. Pedroso explica que, para a maioria dos sistemas, não é necessária a presença de internet nos canaviais, uma vez que os equipamentos podem transmitir seus dados via rádio. No entanto, é recomendado que haja conexão na casa de bombas ou no centro de controle, para que essas informações sejam enviadas para a nuvem e acessadas a partir de dispositivos móveis.

“A cada safra, superamos novos obstáculos, fazendo com que a irrigação tecnificada alcance cada vez mais propriedades rurais, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Apertar o solo para conferir se está molhado e dar um chute na terra para ver se levanta poeira já são práticas que ficaram no passado. A nova era de irrigação finalmente está entre nós, e mais acessível do que nunca.”

VEJA MATÉRIA COMPLETA  https://www.canaonline.com.br/conteudo/evolucao-das-tecnologias-remotas-e-de-monitoramento-torna-irrigacao-de-precisao-uma-realidade.html