“Irriga+SP” coloca pequeno e médio produtor no centro da inovação
04-09-2025
Plano deve transformar a irrigação em um motor de desenvolvimento agrícola
Com apoio técnico, capacitação e acesso a crédito, o “Irriga+SP” auxilia os pequenos e médios produtores a entrarem de vez no mundo da irrigação, criando uma nova era de prosperidade no Estado, que verá suas lavouras mais produtivas e seus recursos hídricos, preservados.
Pesquisadora científica, vice coordenadora do Instituto Agronômico (IAC) e conselheira do Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar (GIFC), Regina Célia de Matos Pires afirma que o “Irriga+SP” transformará a irrigação em um motor de desenvolvimento agrícola para pequenos e médios produtores paulistas.
“A irrigação é uma das técnicas com maior potencial de impactar positivamente a produtividade, qualidade e longevidade da cana-de-açúcar. Mas esses não são seus únicos benefícios. Ela também melhora atributos qualitativos das áreas e promove segurança de aporte de água. Sem falar das possibilidades de aplicação de vinhaça, águas residuárias, fertirrigação e quimigação; de favorecimento da programação de plantio, colheita e logística e da promoção da eficiência do uso da água e dos nutrientes.”
No entanto, Regina ressalta que existem alguns pontos que merecem atenção, como a seleção de cultivares com respostas diferenciadas à água, adequação de estratégias de manejo com os métodos de irrigação, potencialidades e limitações e treinamento dos operadores. “Precisamos lembrar que cultivo irrigado é diferente de cultivo de sequeiro + água”, reforça a conselheira do GIFC.
Com mais de três mil associados, o Grupo de Irrigação e Fertirrigação de Cana-de-açúcar (GIFC) se consolida como uma associação sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a difusão de conhecimento sobre a irrigação e fertirrigação em cana-de-açúcar, tecnologias essenciais para manter a competividade do negócio.
No dia 25 de setembro de 2025, o Grupo irá realizar um encontro técnico com o tema: irrigação em cana-de-açúcar e seus desafios: variedades responsivas, produtividade e colheitabilidade. O evento será realizado no Hotel Nacional de São José do Rio Preto/SP. As inscrições para o segundo lote terminam dia 31 de agosto! Não fique de fora! Inscreva-se já: https://forms.gle/nggcdoyjPZPYQeez5.
Leia matéria completa em https://www.canaonline.com.br/conteudo/plano-paulista-de-irrigacao-amplia-faixa-de-uso-e-espera-dobrar-area-irrigada-ate-2030.html

