Netafim apresentará na Agrishow 2022 proposta de valor para a cadeia sucroenergética
19-04-2022

Além de acarretar ganhos em produtividade na ordem de 50% a 80%, irrigação por gotejamento eleva longevidade das áreas para, no mínimo, 12 anos. Foto: Divulgação Netafim
Além de acarretar ganhos em produtividade na ordem de 50% a 80%, irrigação por gotejamento eleva longevidade das áreas para, no mínimo, 12 anos. Foto: Divulgação Netafim

A Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América do Sul acontece em Ribeirão Preto, de 25 a 29 de abril de 2022

De todos os fatores que impactam positivamente a produção de cana-de-açúcar, a irrigação por gotejamento, de longe, é a mais eficiente. Novas variedades conseguem elevar a produção de uma área em 14%. A fertilidade do solo, em 13%. Já a tecnologia da Netafim tem o potencial de alavancar a produtividade da cultura em até 50% em anos “normais” e de 70% a 80% em anos de alto déficit hídrico.

No entanto, o gerente comercial de cana-de-açúcar da Netafim, Lucas Victório, afirma que os ganhos com a irrigação por gotejamento vão muito além do simples incremento de produtividade. Eles passam pelo aumento da longevidade das áreas, estabilidade na produção, maior eficiência no uso da água, elevação da cogeração de energia, maior geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) e diminuição dos gastos com CTT (Corte, Transbordo e Transporte).

Os visitantes do estande da Netafim na Agrishow poderão conhecer um pouco mais sobre cada um dos benefícios citados, a começar pelo aumento de longevidade. “Nos últimos anos, devido as estiagens e geadas, vimos usinas reformando seus canaviais após três cortes. Com os custos de plantio batendo na casa dos R$ 12.500/hectare, isso é inviável. Com o auxílio da nossa tecnologia é possível manter um canavial altamente produtivo por, pelo menos, 12 anos, evitando assim de uma a duas reformas. Apenas o valor que deixará de ser gasto já paga de 35% a 40% o custo de implantação do sistema, cujo payback final é de 3,5 anos.”

Lucas Victório: “Apresentar essa proposta de valor para a cadeia da cana-de-açúcar será nosso principal objetivo durante os cinco dias de Agrishow”

Foto: Divulgação Netafim

A possibilidade de estabilidade na produção é outro ponto a favor da tecnologia. “A irrigação por gotejamento permitirá maior assertividade e segurança nas estimativas de produtividade agrícola e resultados financeiros independente das condições climáticas adversas que possam surgir durante a safra.”

O gerente comercial de cana-de-açúcar da Netafim reforça também a questão da verticalização da produção. De acordo com ele, ao passo em que você produzir mais em uma mesma área, não será necessário arrendar terras distantes da usina. Além da redução de gastos, também será perceptível uma diminuição dos custos com CTT na ordem de 20% a 25%.

Por fim, Victório destaca os ganhos no quesito sustentabilidade, que passam pelo uso mais eficiente dos recursos hídricos (95%); elevação da geração de energia limpa, devido a maior disponibilidade de biomassa; diminuição em até 30% da utilização de insumos por tonelada de cana produzida, fato que também aumenta a pontuação da usina no RenovaBio e, consequentemente, a geração de CBIOs; e a redução no uso de herbicidas de alto residual, em função de um fechamento mais rápido das entrelinhas. “Apresentar essa proposta de valor para a cadeia da cana-de-açúcar será nosso principal objetivo durante os cinco dias de Agrishow.”

Confira matéria completa: http://www.canaonline.com.br/conteudo/com-area-para-demonstracao-de-irrigacao-por-gotejamento-netafim-se-prepara-para-a-maior-agrishow-de-sua-historia.html

Serviço:

A Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América do Sul acontece em Ribeirão Preto, de 25 a 29 de abril de 2022.

LOCALIZAÇÃO do estande da Netafim na Agrishow: B20D

FONTE: CanaOnline